FANDOM

EsôfagoEdit

 O esôfago é um tubo muscular de  aproximadamente 25cm que se estende da faringe ao estômago. Sua função é conduzir o alimento através de movimentos peristálticos.

APEF 20081011052133 varizes do esofago

  Possui, normalmente, quatro constrições onde as estruturas adjacentes produzem impressões de importância

clínica quando passamos instrumentos através do esôfago e para dentro do estômago :

  • No seu início, 15cm próximo aos dentes incisivos e causada pelo músculo constritor da faringe.
  • Onde é cruzado pela aorta.
  • Onde é cruzado pelo brônquio principal esquerdo.
  • Onde passa através do diafragma.

 Na divisão com o estômago, a musculatura diafragmática forma o hiato esofágico, que funciona como um esfincter esofágico fisiológico com a função de impedir refluxos dos conteúdos gástricos para o esôfago.

SuprimentoEdit

Egds0011

 A parte abdominal do esôfago é suprida pela artéria gástrica esquerda (ramo do tronco celíaco) e pela artéria frênica inferior esquerda.

 A drenagem venosa é para o sistema porta através da veia gástrica esquerda e para o sistema venoso sistêmico através das veias esofágicas que entram na veia ázigos.

Drenagem linfáticaEdit

 A parte abdominal do esôfago é drenada para os linfonodos gástricos esquerdos.

Inervação:Edit

 Proveniente dos troncos vagais, troncos simpáticos torácicos, nervos esplâcnicos e do plexo nervoso esofágico.

Casos clínicosEdit

Varizes esofágicasEdit

Um volume de sangue anormalmente grande se desvia do fígado e faz com que as veias esofágicas se dilatem, podendo se romper e causar hemorragia severa. Desenvolvem-se normalmente em alcoólicos com cirrose hepática.

Câncer do esôfagoEdit

Células cancerígenas provenientes de um tumor da parte abdominal do esôfago normalmente se espalham por metástase para os linfonodos gástricos esquerdos, contudo, algumas células cancerígenas entram no ducto torácico e passam para o sistema venoso.

PiroseEdit

 Também chamada de azia, é o tipo de desconforto esofágico mais comum. Produz uma sensação de queimação e é acompanhada frequentemente pela regurgitação de pequenas quantidades de líquido gástrico para o esôfago. Pode estar associada a hérnia do hiato esofágico ou hérnia de hiato.

ReferênciasEdit

 Moore KL, Dalley AF. Anatomia orientada para a clínica. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A; 2001

Ad blocker interference detected!